Ata de Fundação: 26 de Outubro de 2001

Sede: Rua da Arada, Nº6, 3860-024 Avanca

Associados: 45

Contacto: Nuno Santos – Tel. 964830549

Página de internet: www.zsazsas.pt.vu

Email: Zsazsas@mail.pt

Palmarés:

  • 4 – Primeiro Lugar (2002, 2004, 2005, 2009)
  • 1 – Segundo Lugar (2006)
  • 2 – Terceiros Lugares (2007, 2013)
  • 2 – Quartos lugares (2008, 2010)
  • 1 – Quinto Lugar (2003)
  • 1 – Sexto Lugar (2011)
  • 1 – Sétimo Lugar (2012)
  • 1 – Oitavo Lugar (2014

Acerca de ZsaZsa´s

Decorria o mês de Outubro de 2001. Em Avanca a tarde estava calma, o ambiente era acolhedor e nada bravio. Os amigos , como de costume, falavam de política na mesa do café enquanto bebiam chás de tília. O café estava cheio, cheio de cultura, de amizade, de sobriedade e confraternização. Porém ao canto, no mais escondido canto encontravam-se dois refractários, dois inconformados com este sossego inquietante, e conspiravam, discutiam e afogavam os seus corpos em bebida alcoólica.
Impotentes para alterar naquela hora o ar saudável que se respirava naquele centro, os dois decidiram, e depois de muita discussão, proceder a um jantar que iria mudar de forma radical todas as atitudes, vícios e costumes das gentes da nossa terra. O que se passou durante o Jantar (realizado no Marinho – restaurante de grandes costumes da época), ninguém sabe ao certo… o que toda a gente sabe é a conclusão da dita refeição: Aproximadamente pelas 23.00 no “sítio do costume”A BOMBA ESTOIROU!!!!!! Tinham acabado de criar o grupo de carnaval mais desejado desde que há memória.
Os dois jovens estudantes mal sabiam que tinham acabado de mudar o futuro não só de uma terra, mas também de um inteiro município. A ideia amadureceu, e a palavra foi passando, e passou de tal forma que quando se deram conta já tinha chegado à Estrada Nacional, em outro local de culto político-social, onde a adesão foi igual ou superior àquela que tinha sido verificada no Local de lançamento da EXPLOSIVA NOTÍCIA .
As forças uniram-se, as linhas começaram a s ser cosidas e a selecção feita até ao grande dia: A 26 de Outubro de 2001, cerca das 21.30h, na sede de uma colectividade Avancanense, fazia-se a primeira reunião do primeiro grupo de Carnaval de Avanca. Whisky chocolates (trazidos por um membro da classe trabalhadora da empresa de lacticínios de Avanca) eram um bom cartão de visita para quem queria cativar mais e mais Avancanenses para este projecto. As primeiras discussões baseiam-se na forma de gestão do Grupo, nome a dar ao mesmo Grupo e elementos participantes.
Tudo s e resolveu, excepto o nome a dar a esta agremiação carnavalesca. 1. Sería um grupo formado apenas por elementos do sexo masculino 2. Todos os elementos presentes aderiram às condições impostas e concordaram em fazer parte. Foi mais tarde, julga-se na quarta reunião, que tudo tomou uma forma diferente. Todos tinham pensado em seus lares numa designação a dar ao Grupo, e o combinado seria chegar ao encontro agendado e despejar as ideias em cima da mesa: ZSAZSA’S!!!!!!! …………….. ao que tudo indica, e segundo reza a história todos ficaram boquiabertos… Estava encontrado o nome do Grupo de Carnaval de Avanca. Assim foi, até então Avanca participava apenas com as crianças das escolas da freguesia no Corso do Carnaval Infantil. No início do novo milénio, vivia-se uma fase de grande atividade associativa em Avanca, e com a natural irreverência dos jovens, rapidamente se juntou um grupo de amigos, alguns com experiência no associativismo e lançaram-se as bases para um novo projeto.
Desde aí e até à fundação do grupo, passaram-se poucas semanas e aos 26 dias de outubro de 2001, com a primeira reunião do grupo nas instalações da Associação Atlética de Avanca, concretiza-se o projeto lançado e funda-se o grupo de Carnaval apeado em Avanca. Dias mais tarde, e após várias propostas para o nome do grupo sujeito a votações, fica definido então o nome do grupo, “ZSAZSA’s”.
Foi formado no 1º ano por 40 elementos, constituído por uma mescla de idades, ofícios e competências. Desde os 15 aos 55 anos, entre serralheiros, carpinteiros, pedreiros, empresários e estudantes, havia de tudo um pouco no grupo. Várias atividades e acontecimentos desde então surgiram e realizaram-se até ao dia de hoje, mas algumas mais marcantes ficaram em registo, tal como o primeiro grande jantar do grupo a 22 de dezembro de 2001. A primeira participação no corso carnavalesco de Estarreja aconteceu no ano seguinte, em 2002.
Guiados por um sentimento de orgulho, aliado a uma dedicação imensa, a apresentação do grupo ao Carnaval de Estarreja não podia ter corrido melhor! Com muito orgulho, os Zsazsa’s, sagraram-se campeões com o tema “O Mundo da Mosca” com as votações a não deixarem qualquer margem para dúvidas. Foi um ano marcante para o Carnaval de Estarreja, pois, introduziram-se novas ideias e novas técnicas de trabalho que influenciaram os outros grupos apeados e os incentivaram a evoluir e a procurar inovar. Fica assim para a história do Carnaval de Estarreja e para os Zsazsa’s, o sentimento de que os Zsazsa’s, com a sua 1ª participação, contribuíram para a melhoria do Carnaval do Concelho nos anos que se seguiram.
A 26 de outubro de 2016 os Zsazsa’s completaram 15 anos, numa grandiosa gala que contou com a presença de vários grupos que compõe o nosso Carnaval. Durante estes 15 anos muita coisa aconteceu, como seria de prever. Entrada e saída de elementos, retorno de fundadores que se haviam afastado porque a vida nem sempre é um carnaval… 15 anos de luta, de constante superação, ainda que com altos e baixos, mas se assim não fosse não teria tanta piada. Campeões por seis vezes, nos anos de 2002 com o tema “Mundo da Mosca”, em 2004 com o “Enterragem Forçada”, em 2005 com “Os Meninos na Escola” (este representa um inédito bi-campeonato na sua história), em 2009 com a pelicula de cinema “Zsazsa’s no Faroeste”, em 2019 com o tema “Quecados à primeira vista” e em 2023 com o tema “80´s feitos num 8”. Os anos 2002 e 2007 revelaram uma nova faceta do grupo, a musical. Foram gravados dois discos que serviram de complemento aos temas defendidos nesses anos.
Em 2009, o grupo criou os estatutos necessários à sua participação e constituiu a 16 de fevereiro de 2009, a Associação dos Fiéis e Devotos de S. Gregório. Graças à vontade e dedicação dos elementos, o grupo tem desde 26 de maio de 2011, nas Antigas Casas da CP em Avanca, espaço cedido pela CP e pela Junta de Freguesia às coletividades de Avanca, a sua sede. O espaço precisou de uma intervenção, pois, há vários anos que se encontrava inutilizado, e a sua inauguração deu-se a 4 de fevereiro de 2012. Actualmente a Associação dos Fiéis e Devotos de S. Gregório conta com 49 sócios. Os Zsazsa’s para além de desfilarem no Corso do Carnaval de Estarreja, realizam também outras atividades durante o ano.
Desde junho de 2013 realizam-se, no centro de Avanca. o “São João Zsazsa” com participação de outros grupos do Carnaval, e desde julho de 2014, inserido no Festival de Gastronomia de Avanca, o “Torneio na Lama”, uma iniciativa original em Portugal, tendo realizado em 2016 o 3º Torneio de Futebol e o 2º de Andebol na Lama (sendo estes pioneiros em Portugal). Os Zsazsa’s não se cingem apenas aos elementos que compõe o grupo ou àqueles que já fizeram parte dele, e em vários momentos da sua história se confunde com várias pessoas e empresas que tudo fizeram para que o grupo tivesse as condições necessárias de trabalho. Aqui agradecemos a todos vocês, mas em especial à Joviflex que cedeu um espaço para que no primeiro ano pudesse ser construído o nosso carro alegórico.
À Acces Industrie, que durante vários anos cedeu um pavilhão e o equipamento necessário à construção dos nossos carros alegóricos e todos os acessórios utilizados nesses anos. A todos aqueles que em 2003 ajudaram os Zsazsa’s a reerguerem-se das cinzas dum incêndio que podia ter sido o fim do grupo, através de um jantar de angariação de fundos realizado no Centro Paroquial de Avanca.
E como não podia deixar de ser, um muito obrigado à D. Emília que tem sido a verdadeira Mãe do grupo desde o primeiro dia. Graças a ela durante anos tivemos uma sede, um espaço de convívio, mas também de muitas noites de trabalho.
A todos os amigos que de uma maneira ou de outra, durante estes vinte e dois maravilhosos anos, contribuíram para que os Zsazsa’s tenham nascido, vivido e existam ainda hoje, um muito, muito obrigado!